Programando: Algoritmos (Português Estruturado) – Primeiro Programa

Programando: Algoritmos (Português Estruturado)



Fala ai Pessoal,

Esse aqui é um POST dedicado a parte de programação com Algoritmos com foco no PORTUGUÊS ESTRUTURADO (PORTUGOL) usando como ferramenta para esta prática o VisualG.

Para um melhor entendimento a respeito do que será abortado neste tópico, veja o post sobre introdução ao desenvolvimento de algoritmos,  CLICANDO AQUI


Conforme já havia falado, a linguagem padrão (teoricamente falando)* adotada para o ensino inicial sobre programação com algoritmos é o PORTUGUÊS ESTRUTURADO (ou PORTUGOL).

OBS * : Digo teoricamente falando pois algumas escolas e também faculdades já partem diretamente para uma linguagem de programação como C/C++ e/ou Java para o ensino inicial de algoritmos empregados na programação que, particularmente falando, acho uma técnica NÃO MUITO ADEQUADA.

Continuando, o PORTUGUÊS ESTRUTURADO nada mais é do que uma linguagem de programação cujos comandos expressos estão EM PORTUGUÊS (que legal), facilitando a compreensão da execução do nosso programa.

Ferramentas de Desenvolvimento (com PORTUGUÊS ESTRUTURADO)

Agora vem uma questão importante : Se vamos programar algoritmos utilizando PORTUGUÊS ESTRUTURADO devemos utilizar uma ferramenta de programação voltada para essa linguagem. Uma das ferramentas de desenvolvimento voltado para o PORTUGOL é o VisualG, que consiste em um interpretador de algoritmos popularmente conhecido e utilizado por instituições de ensino (como escolas, faculdades e cursos) para o ensino de programação desenvolvido inicialmente por Cláudio Morgado de Souza e mantido hoje pelo Professor Antônio Carlos Nicolodi.



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Bom, vamos dar início a nossa primeira prática com desenvolvimento de algoritmos , agora de forma prática, sem muita teoria. Primeiramente, vamos baixar a ferramenta, que se encontra no seguinte link : http://lucianodev.com/arquivos/visualg/visualgv25.zip

Após baixar o programa, basta descompacta-lo e executá-lo. O resultado da execução podemos conferir, conforme mostra a figura a seguir:

Bom, estamos vendo na tela do editor , um monte de códigos com PALAVRAS EM PORTUGUÊS , que nada mais são do que comandos da nossa linguagem.

A execução desse código É SEQUENCIAL, ou seja, A EXECUÇÃO DOS COMANDOS começa sempre da primeira linha, passando assim para a linha seguinte e etc (finalizando sua execução na última linha).

Vamos entender como funciona esse PORTUGOL , a linguagem que iremos programar, analisando cada linha de código.

algoritmo “semnome”

Essa linha nada mais é do que o cabeçalho do nosso programa, que deve ser especificado através do comando do nosso chamado algoritmo , seguindo do seu nome, que deve estar “entre aspas”. Por exemplo, vamos supor que iremos fazer um algoritmo que irá efetuar a soma de DOIS NÚMEROS, logo, posso por exemplo declarar nesse cabeçalho o nome do meu programa que pode se chamar “soma números”. Vejamos um exemplo:

algoritmo “soma números”

Todo comando da linguagem, INDEPENDENTE de qual seja esse comando , possui o que chamados de SINTAXE. A SINTAXE nada mais é do que o conjunto de regras que devem ser seguidos para você poder escrever um determinado comando da linguagem. Como no exemplo acima, o comando algoritmo serve para darmos um nome ao programa, logo, a sintaxe desse comando segue o seguinte critério:

Sintaxe:

algoritmo <nome do programa>

Exemplo:

algoritmo “calcular média”

OBS: O nome do programa deverá sempre estar “ENTRE ASPAS”

Na linha seguinte encontramos o seguinte trecho (EM VERDE) :

// Função :
// Autor :
// Data : 28/06/2016
// Seção de Declarações

Essas linhas em verde nada mais são do que COMENTÁRIOS. Esse recurso de comentários EXISTE em qualquer linguagem de programação (independente da linguagem que você estiver programando). Bom, os comentários servem para permitir que o programador faça uma breve descrição sobre um determinado comando (ou bloco de comandos) na linguagem (pois , SÓ PARA DEIXAR CLARO, na programação NÃO PODEMOS escrever qualquer coisa de qualquer forma, pois se fizéssemos um comentário sem utilizar o recurso de comentários da linguagem A LINGUAGEM IRÁ INTERPRETAR COMO UM ERRO, como um comando escrito totalmente errado) .

Para dizermos que um trecho é um comentário basta iniciar a linha com duas barras seguidas (assim //). O que vier depois das duas barras , será ignorado pela ferramenta, pois trata-se de um comentário. Vejamos um exemplo:

 

algoritmo “calcular média” //Aqui damos um nome ao nosso programa

A linha acima ESTÁ CORRETA 🙂 pois aqui escrevemos nosso comentário conforme a sintaxe do programa. AGORA….., se tivéssemos feito assim:

algoritmo “calcular média” Aqui damos um nome ao nosso programa

A linha acima ESTARIA ERRADO 🙁 pois aqui NÃO INFORMAMOS o recurso de comentário (//), logo, aqui ele interpretaria as palavras digitadas como um comando QUE NÃO EXISTE.

No comando seguinte, aqui temos uma palavra chamada var

Essa palavra var é utilizada pra declaramos variáveis em memória (para guardar valores que precisam ser armazenados pelo programa). Deixarei a explicação sobre variáveis para o próximo POST.

Em seguida, nós temos o seguinte trecho:

inicio

//Seção de comandos

fimalgoritmo

Dentro do bloco inicio (antes de fimalgoritmo) digitamos toda a execução do nosso programa , é aqui que o nosso programa acontece, é o ponto de partida.



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Construindo Nosso Primeiro Programa

Bom, vamos construir agora nosso primeiro programa (algoritmo) no VisualG. Nosso primeiro programa fará algo bem simples, simplesmente irá mostrar na tela a mensagem “Estou aprendendo algoritmos”, nada mais!

Se lembra que falei da estrutura inicio e fimalgoritmo ? e lá que a gente vai colocar os comandos para ele exibir na tela a mensagem desejada.

Com a ferramenta VisualG aberta vamos digitar o seguinte comando seguir (conforme falado dentro do bloco inicio, antes de fimalgoritmo) :

inicio

escreva(“Estou aprendendo algoritmos”)

fimalgoritmo

 

Observe que fiz uso de um comando da linguagem chamado escreva , responsável por exibir na tela a mensagem digitada “ENTRE ASPAS”. Como havia falado, todo comando da linguagem possui sua REGRA SINTÁTICA. Segue aqui a sintaxe do comando escreva :

Sintaxe:

escreva(<mensagem a ser exibida>)

 

Executando nosso programa

Vamos executar pela primeira vez a nossa aplicação ? Para executarmos nosso programa basta pressionar a tecla F9. Feito será mostrada a seguinte tela abaixo:

Que legal! Acabamos de construir nosso primeiro programa escrito em PORTUGOL com o VisualG 🙂 .

Vamos aproveitar o mesmo código do nosso programa, para agora desenvolvermos um algoritmo que escreva na tela agora a seguinte frase :

“Estou aprendendo algoritmos
Através deste BLOG”.

Observe que a frase de cima já é impressa no nosso código, basta colocarmos mais um comando para imprimir a frase de baixo, segue:

inicio

escreva(“Estou aprendendo algoritmos”)
escreva(“Através deste BLOG”)

fimalgoritmo

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Se executarmos o nosso programa agora, teremos o seguinte resultado:

Opa! Parece que aconteceu algo ERRADO. Observe que as frases ficaram COLADAS uma com a outra (e não uma embaixo da outra como queríamos). Fizemos ALGO ERRADO ? NÃO. Não escrevemos nada errada , mas….., TEM ALGO que você precisa conhecer desta ferramenta, especificamente deste comando.

O comando escreva exibe as mensagens na tela, porém, as mensagens quando exibidas uma após a outra são colocadas AO LADO (colando as mensagens). Para exibir as mensagens UMA ABAIXO DA OUTRA precisamos utilizar o comando escreval (isso mesmo, NÃO ESCREVI ERRADO, é escreval, o “escreva” seguido com a letra “L” no final). Vejamos um exemplo:

inicio

escreval(“Estou aprendendo algoritmos”)
escreval(“Através deste BLOG”)

fimalgoritmo

Vejamos o resultado:

Agora SIM, tivemos o nosso resultado esperado.

Bom pessoal , por hoje terminamos aqui este POST.

No próximo estarei dando continuações sobre programação onde através do VisualG estaremos manipulando tipos de dados e variáveis

Um forte abraço para vocês…

 

 

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