Fala ai pessoal, tudo bem com vocês?
Há algum tempo eu venho planejando escrever este post (que irá resultar em uma série de outros posts daqui para frente), com o objetivo de ajudar e encorajar vocês, que estão iniciando na área de programação para sistemas de informação a resolver sem mistérios e complicações exercícios de algoritmos por meio de várias práticas que irei mostrar aqui (e nos futuros posts sobre o assunto).
Sabemos que hoje para ser um bom programador de sistemas são necessárias diversas horas de estudo e dedicação, com o objetivo de adquirirmos habilidades e técnicas de desenvolvimento que serão muito importantes em nosso cotidiano como programadores.
Para aqueles que já fazem ensino médio técnico em processamento de dados ou até mesmo uma faculdade de desenvolvimento de sistemas, é muito comum sentirmos dificuldades na disciplina de algoritmos (que normalmente é a primeira matéria que aprendemos antes de iniciarmos realmente a criação de sistemas na prática), mesmo até sabendo que em algoritmos já aprendemos a criar programas passo a passo, de uma forma simples (teoricamente falando). Normalmente sentimos essa dificuldade por lidarmos com lógica e raciocínio, que dependente de como isso é abordado pelo professor de programação, pode gerar muita confusão em nossa cabeça, contribuindo “fortemente” para desistência dessa matéria (ou até mesmo da área de desenvolvimento) e muitos de vocês já sabem que “alguns professores” de programação não costumam ter “paciência” para ensinar programação, atropelando o ensino daqueles que tem dificuldade.
Então pensando nesses fatores venho através desse post iniciar uma série de artigos sobre “COMO APRENDER A RESOLVER EXERCÍCIOS DE ALGORITMOS” sem dificuldades e passo a passo, mostrando dicas, técnicas e tudo mais.
Interpretação do enunciado – A base para resolver qualquer exercício
Uma coisa que é muito comum com aqueles que estão aprendendo programação é saber e conhecer a finalidade de cada comando da linguagem (independente de qual seja), porém, a maior dificuldade (e provavelmente você já sabe disso) é saber COMO E QUANDO USAR cada um dos comandos, e essa situação se depara quando lidamos com exercícios de algoritmos (que normalmente o professor passa) para a gente resolver, pois não sabemos por onde começar (e terminar).
Uma das técnicas para resolver qualquer exercício que seja é SABER INTERPRETAR o enunciado do problema a ser resolvido, e muitos ainda tem dificuldade nisso.
Irei mostrar agora, de uma forma bem simples como resolver problemas por meio da criação de algoritmos, fazendo a correta interpretação do enunciado. Segue:
Desenvolver um algoritmo que efetue a leitura do nome e da idade de uma pessoa (via teclado). No final o programa deverá mostrar na tela o nome e a idade lida.
Lendo o enunciado mostrado acima, o algoritmo a ser desenvolvido parece absolutamente simples (e na verdade é bem simples mesmo), porém, muitos ainda tem dificuldade de saber por onde começar (apesar de saber os comandos da linguagem).
A primeira coisa a identificarmos do enunciado o que deve ser feito primeiro, e pela leitura identificamos o que deve ser feito é “LER O NOME E A IDADE DO USUÁRIO”. Então já identificamos o que tem que ser feito primeiro.
Agora dentro do que temos que fazer primeiro é descobrir quais comandos da linguagem são necessários para realizar o que é pedido. Vamos considerar aqui o PORTUGOL (ou Português Estruturado) para a demonstração desse exemplo (será enfatizado aqui o modelo do PORTUGOL da ferramenta VisualG).
Sabemos que para ler a informação (via teclado) utilizamos o comando leia, e que as informações que serão lidas via teclado precisam estar armazenadas em variáveis, que neste caso serão duas variáveis (uma para guardar o nome e outra para guardar a idade).
Como boa prática, devemos saber que quando uma informação é solicitada para o usuário digitar, devemos “mostrar na tela” que tipo de informação o mesmo deve fornecer (sabemos que no PORTUGOL o comando usado para mostrar na tela alguma informação é o comando escreva).
Uma outra coisa que identificamos são os tipos de informações que devem ser fornecidas: nome e idade. Cada informação será armazenado, como vimos antes, em uma variável, e cada variável deverá assumir um tipo de dados específico (com isso identificamos que a variável nome será do tipo caractere e a variável idade do tipo inteiro).
Com isso , já podemos construir a estrutura inicial do nosso algoritmo (que será expresso no modelo do VisualG)
A primeira coisa que devemos digitar será o cabeçalho do nosso programa (comando algoritmo):
algoritmo "ler nome e idade"
Em seguida devemos fazer a declaração das variáveis, antes de iniciarmos a execução passo a passo do programa:
var nome: caractere idade: inteiro
Agora vamos abrir a estrutura de execução de comandos (inicio e fimalgoritmo)
inicio //As próximas instruções de execução serão adicionadas aqui fimalgoritmo
Logo após o comentário inserido entre os comandos inicio e fimalgoritmo vamos inserir as seguintes linhas de comando, informando que o usuário precisa digitar o seu nome (além de um comando que faz a leitura do seu nome):
escreva("Digite o seu nome: ") leia(nome)
Logo após os comandos inseridos acima vamos inserir as seguintes instruções, informando que o usuário precisa digitar o sua idade (além de um comando que faz a leitura de sua idade):
escreva("Digite sua idade: ") leia(idade)
Até aqui conseguimos desenvolver o que tinha que ser feito primeiro. Em seguida precisamos identificar o que precisa ser feitos depois no enunciado do algoritmo. Pela leitura do enunciado, identificamos que é preciso no final mostrar o nome e a idade lida, cujas informações ficam armazenadas na variável, logo, para finalizar, vamos digitar após últimas instruções digitadas anteriormente os seguintes comandos:
escreva("O seu nome é ",nome," e sua idade é ",idade)
Como resultado final temos o seguinte código completo do algoritmo:
algoritmo "ler nome e idade" var nome: caractere idade: inteiro inicio //As próximas instruções de execução serão adicionadas aqui escreva("Digite o seu nome: ") leia(nome) escreva("Digite sua idade: ") leia(idade) escreva("O seu nome é ",nome," e sua idade é ",idade) fimalgoritmo
Executando o código acima na ferramenta VisualG teremos o seguinte resultado:
Vamos experimentar digitar as informações solicitadas para conferirmos o resultado no logo em seguida:
E ai, viu como o desenvolvimento foi simples fazendo a correta interpretação do enunciado do exercício?
Nos próximos posts estarei fazendo alguns exercícios em que iremos resolver de forma prática e passo a passo, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento dos algoritmos de forma fácil, baseado na interpretação do enunciado dos exercícios.
Você gostaria de COMPARTILHAR algum exercício de algoritmos seu que tenha dúvidas sobre como resolver? Então você pode preencher o formulário abaixo e enviar o enunciado do seu exercício. Quem sabe no meu próximo post esteja resolvendo a sua dúvida ?
Um forte abraço
Este formulário está em manutenção no momento. Tente novamente mais tarde.