Acredito que essa seja uma dúvida que muitas pessoas que queiram aprender a desenvolver sistemas de informação tenham. Por onde devo começar?
Todo o indivíduo que queira aprender a desenvolver e criar seus próprios programas (independente se será uma aplicação comercial, um jogo para Android ou IOS, ou uma página Web envolvendo diversas tecnologias) precisa saber primeiramente lógica de programação e algoritmos.
Bom, ai vem uma parte em que muitos tem MEDO: A palavra Algoritmo.
Muitos ao ouvir a palavra “Algoritmo” já logo lembram de cálculos, matemática, geometria e muitas outras coisas complexas que acabam DESMOTIVANDO o interesse pela programação. Se você pensou dessa forma, vou te falar uma coisa: Você pensou de forma exageradamente errada.
A palavra Algoritmo (que muitos as vezes confundem com Logaritmo) não tem nada a ver com matemática ou encarar cálculos. Em informática, algoritmo consiste em uma sequência de passos que precisam ser seguidos para que um problema possa ser resolvido. A sequência de passos que eu me refiro e representado na programação como um conjunto de instruções executando tarefas.
Essas instruções são representadas normalmente por comandos de uma linguagem de programação (ferramenta que o profissional usa para criar um sistema). Apesar desses comandos as vezes lembrar algumas funções aplicadas na matemática, não precisamos se assustar ao aprender a programar. O ponto mais importante na programação é conhecer a REGRA GRAMATICAL DA SINTAXE de uma linguagem de programação e seus comandos, pois na maioria das situações iremos efetuar coisas até simples (e não cálculos matemáticos).
Bom, até aqui descobrimos que para começar a programar devemos começar pela lógica de programação com Algoritmos, porém, agora entra uma questão importante: Qual ferramenta (ou melhor, linguagem) ideal para começarmos a aprender a programar ?
Muitos profissionais na área da programação que lecionam sobre desenvolvimento de sistemas possuem diversas opiniões em relação a essa questão, pois cada um defende uma ideia (assim como eu).
Há muitos anos, as faculdades de computação e escolas técnicas de programação, adotavam como aprendizado de algoritmo a linguagem Pascal, pelo fato dela ser muito bem estruturada e de fácil aprendizado para a construção de programas de computador (além de todo o aprendizado teórico inicial sobre Algoritmo). Haviam outras linguagens também que eram também utilizadas na programação como ADA, Fortran e etc.
Mas, a linguagem essencial para o aprendizado sobre algoritmo na verdade é o PORTUGOL (ou Português Estruturado), onde todos os comandos eram expressos em português (e não em inglês como é o caso das linguagens de programação atuais).
Nessa época, não haviam ferramentas de programação em que podíamos escrever os comandos EM PORTUGUÊS, adotando assim uma linguagem próxima para esse aprendizado (como é o caso de Pascal).
Nos dia de hoje, já contamos com ferramentas de programação para aprendizado de algoritmos em linguagem PORTUGOL(como o VisualG e o Portugol Studio), onde todos os comandos estão em português, facilitando assim o seu entendimento.
Há também quem defenda que o aprendizado de programação deva começar com linguagens de programação profissionais focadas na construção de sistemas que usem o paradigma de Programação Orientada a Objetos (ou POO como é conhecido), como Java, C++ e etc. Eu particularmente NÃO CONCORDO COM ESSA METODOLOGIA.
Eu acredito que o aprendizado para aprender a programar NÃO PODE SER ATROPELADO, pois na programação, para quem vai começar, é algo inicialmente CONFUSO e DIFÍCIL, o que é absolutamente normal.
Então, se você deseja aprender Algoritmos com foco no desenvolvimento de sistemas, aconselho começar com ferramentas de desenvolvimento em PORTUGOL (como o VisualG e Portugol Studio).
Da para construir sistemas profissionais com VisualG ou Portugol Studio?
O VisualG e Portugol Studio são ferramentas para APRENDIZADO de programação, permitindo que você aprenda como construir um programa de computador. O intuito dessas ferramentas é ser absolutamente didáticas, permitindo criar programas para fins de aprendizado, não podendo ser capazes de construir sistemas mais complexos. Porém, esses casos dependem muito da ferramenta de aprendizado escolhida, pois algumas delas possuem mais recursos permitindo a construção de programas com mais funcionalidades (como é o caso do Portugol Studio, em que é possível criar aplicações que manipulem gráficos).
Já aprendi algoritmo com uma das ferramentas acima. Agora, qual linguagem de programação escolher?
Se você já aprendeu algoritmo com uma das ferramentas acima, a próxima linguagem de programação a estudada fica a seu critério. É muito comum instituições de ensino abordar após o aprendizado de Algoritmos com Portugol o uso da linguagem C, C++ ou até mesmo Java.
Sabendo inicialmente o Algoritmo com a linguagem PORTUGOL, você já será capaz de aprender outras linguagens sem muita dificuldade, bastando conhecer sua sintaxe e suas características.
Download das ferramentas de programação
- VisualG: O VisualG é uma ferramenta focada na criação de algoritmos escritos em PORTUGOL desenvolvida inicialmente por Cláudio Morgador de Souza e atualmente mantida por Antonio Carlos Nicolodi. É uma ferramenta bastante simples e de fácil aprendizado. Eis o link para o download: https://sourceforge.net/projects/visualg30/
- Portugol Studio: O Portugol Studio é uma outra ferramenta para o aprendizado de Algoritmos em PORTUGOL bastante robusta e poderosa, onde é possível até construir programas gráficos. Ela foi desenvolvida pelo estudante Luiz Fernando Noschang da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Eis o link para download: http://lite.acad.univali.br/portugol/