Olá pessoal, boa tarde
Muitos de vocês que são desenvolvedores Web com foco no sistema WordPress tem acompanhado noticias sobre o lançamento do novo WordPress 5.0, onde agora todo o sistema de construção de páginas e posts é baseado no sistema “ARRASTA E SOLTA”, através do plugin (que incorpora essa nova versão) “Gutenberg”.
Foram lançados diversas versões “betas” do WordPress 5.0 para testes antes do seu lançamento oficial (para que programadores pudessem realizar diversos testes com o sistema do novo sistema de construção de conteúdos, assim também como a compatibilidade do mesmo com os demais plugins) e hoje, 06/12/2018, o WordPress lança oficialmente a nova versão 5.0.
Conhecendo o novo sistema de construção de conteúdos (Gutenberg)
Quando o WordPress surgiu pela primeira vez, o foco principal era a construção de blogs de conteúdo para diversos propósitos. Graças aos que chamados de “plugins” era possível “expandir” a funcionalidade do WordPress agregando novos recursos (como sistema de “popups” baseados em lightbox, sistemas de SEO para ajudar no “rankeamento” de páginas, criadores de metadados para redes sociais e muito mais). Uma das febres que surgiu com o tempo eram plugins capazes de construir sites usando o sistema de “arrasta e solta”, permitindo que os profissionais Web além de construir blogs de conteúdo pudessem construir sites com aparências e layouts profissionais. Podemos citar como exemplos alguns plugins como o Page Builder (SiteOrigin), Visual Composer, Elementor e etc. Isso fez com que o WordPress pudesse ser “enxergado” de uma forma diferente, permitindo a construção de sites profissionais.
Observando essa popularidade que o WordPress conseguiu como construtor de sites de uma forma fácil e intuitiva (graças a esses plugins mencionados e além de outros também), foi incorporado a essa nova versão do 5.0 um novo sistema de construção de páginas e posts baseados em “arrasta e solta” chamado “Gutenberg”. Como os próprios desenvolvedores do WordPress mencionam, essa é uma das grandes atualizações que ocorre no sistema em anos como também um grande avançado na plataforma mudando, de uma maneira radical, a forma como vamos lidar com o WordPress “positivamente” daqui por diante.
Vejamos abaixo uma comparação do sistema de criação de páginas e posts das antigas versões do WordPress para a nova versão do WordPress 5.0:
O novo sistema de construção de conteúdos funciona basicamente da seguinte forma, os elementos são adicionados como se fossem blocos um embaixo do outro, onde cada bloco corresponde à um componente (widget), que pode ser uma imagem, parágrafo, título, galeria de imagens e etc.). Vejamos a lista de opções abaixo:
Já posso atualizar meu site para no novo WordPress 5.0?
Essa é uma ação que devemos tomar com muita cautela, pois, mesmo sendo essa versão uma grande melhoria (e mudança) do sistema do WordPress, muitos plugins ainda NÃO SÃO COMPATÍVEIS com essa nova versão do WordPress, podendo fazer com que seu site SIMPLESMENTE PARE DE FUNCIONAR. A razão é que alguns plugins que modificam a estrutura editor de conteúdo do WordPress para agregar suas funcionalidades ainda não são compatíveis com o novo editor do Gutenberg, pois possui uma estrutura completamente diferente.
Então sempre fique de olho antes de atualizar seu site para a nova versão, certificando que todos os plugins instalados em seu site já estejam atualizados e compatíveis com o novo WordPress.
É possível ainda mesmo com a nova versão do WordPress usar o Editor Clássico?
Sim, é possível. Para aqueles que ainda não se adaptaram ao novo editor ou que tiveram algum conflito de plugins após a atualização do WordPress 5.0, é possível instalar o plugin Editor Clássico (“Classic Editor”), que substitui o novo editor para a versão clássica na nova versão do WordPress. Vejamos o plugin abaixo:
Espero que esse POST tenha esclarecidos suas dúvidas em relação ao novo WordPress 5.0. Fiquem a vontade para deixar seus comentários quando quiserem.
Um forte abraço…