Python é atualmente a linguagem de programação mais procurada e popular do momento, destacando-se pela sua facilidade de aprendizado e sendo empregada em diversas áreas de desenvolvimento como Sites, Scripts de Automação (Web Scraping), Big Data, Machine Learning, etc.
Hoje, mais do que nunca, torna-se um diferencial saber programar em Python, visto que existem diversas oportunidades no Mercado de Trabalho que precisam de profissionais que dominam esta linguagem, então se você é um simples leitor curioso em programação ou um programador iniciante (com certa experiência) e deseja entender melhor (e corretamente) o Python, este post é para você.
O objetivo desde post é mostrar de forma clara e direta como começar, de forma correta, o aprendizado em programação com a linguagem Python, apresentando as ferramentas necessárias que precisam ser instaladas para iniciarmos nosso primeiro contato com programação.
Um pouco sobre programação
Para qualquer um que deseja criar seus aplicativos para celulares ou softwares desktop de forma profissional, é necessário saber tudo que está relacionado a programação, que envolve normalmente o estudo sobre criação de algoritmos e linguagens de programação.
Um “Algoritmo” (que neste caso, está ligado a programação) nada mais é do que uma série de passos que são executados em sequência, com o objetivo de realizar uma ou várias tarefas para resolver problemas propostos (que não necessariamente são problemas matemáticos, caso você tenha pensado isso rs).
Na prática, tudo que o fazemos (tanto no computador e até mesmo na vida real), que possui uma “sequência” a ser feita, é um algoritmo (Exemplo: Para sair de casa e chegar até o trabalho, uma série de passos e tarefas foram feitos. Isso é um algoritmo da vida real).
Falamos que o Python é uma linguagem de programação muito popular hoje em dia, mas não adiantar seguir com este post se você, que está lendo, possivelmente não saiba o que é na prática uma linguagem de programação.
Chamamos de “linguagem de programação” uma série de comandos (instruções) que são expressos obedecendo uma sintaxe particular (cada linguagem de programação possui a sua), que ao ser escritos corretamente são executados passo a passo, resolvendo uma serie de tarefas computacionais (daí surge o termo programa ou aplicativo, dependendo para qual plataforma ou dispositivo ele foi criado).
Existem diversas linguagens de programação no mercado para a construção de softwares, aplicativos para celulares e sistemas web como C#, Java, Javascript, PHP, Kotlin, etc. (só para citar algumas), sendo que o Python é a que tem ganhado maior destaque nesses últimos tempos.
Sobre a linguagem Python
O Python, apesar de estar no topo hoje em dia, ela é uma linguagem de programação desenvolvida nos anos 90 por Guido van Rossum (precisamente no ano de 1991), com o objetivo de ser uma linguagem de sintaxe fácil e com maior legibilidade, favorecendo um melhor aprendizado.
A linguagem Python foi criada para ser de alto nível, interpretada (executada diretamente comando por comando), com multiparadigma (funcional e orientação a objetos) e tipagem dinâmica.
Inicialmente ela foi criada com foco para o desenvolvimento Web (principalmente no lado servidor), porém com a sua evolução e popularidade hoje ela é empregada em diversas áreas: Computação Gráfica, Banco de Dados, Scripts de Automação e Inteligência Artificial (como foco em Machine Learning).
[wbcr_html_snippet id=”772″ title=”Anúncio Article”]
Baixando e Instalando o Python
Agora vamos aprender como baixar e instalar o Python em nosso computador. Primeiramente acesse em seu navegador de Internet o endereço www.python.org. Vejamos a página carregada abaixo:
Na aba “Downloads” faça o download do Python baixando a versão atualmente disponível no site:
OBS.: A versão atualmente disponível no site não executa mais em sistemas Windows 7 ou inferiores. Se você usa o Windows 7 ou inferior faça o download das versões anteriores do Python nesse link: https://www.python.org/downloads/
Após efetuar o download execute o instalador e, após abrir a caixa de diálogo, clique em “Install Now”:
Após a instalação feche a caixa de diálogo.
Criando nosso primeiro código (programa) em Python
O pacote do Python que acabamos de baixar acompanha uma série de ferramentas e módulos (como o interpretador de comandos da linguagem e um editor de código sensível a sintaxe). Vamos fazer uso do editor de código que acompanha o Python onde iremos escrever nossos primeiros códigos, que serão executados posteriormente pelo interpretador, onde acompanhamos a saída (resultado).
No “Menu iniciar” localize o “IDLE”, que é o nosso editor (ambiente) de código do Python, conforme podemos ver na figura abaixo:
Feito isso o programa será aberto conforme podemos ver na figura abaixo:
Aqui podemos escrever nossos comandos em Python e acompanha a execução de cada um deles (resultado). Devemos ter em mente que os comandos de uma linguagem de programação devem obedecer uma sintaxe (não podem ser escritos de qualquer forma).
A sintaxe do Python é bem simples e prática, facilitando o aprendizado de qualquer iniciante em programação (com ou sem nenhuma experiência).
Vamos escrever um comando básico do Python, cujo objetivo é mostrar na tela a mensagem “Estou aprendendo Python”, usando o print. Esse comando obedece a seguinte sintaxe:
print(<mensagem ou expressão a ser exibida na tela>)
Logo, para mostrarmos “Estou aprendendo Python” na tela, basta escrever a seguinte instrução abaixo e em seguida pressione [ENTER]:
print("Estou aprendendo Python")
Vejamos o resultado:
OBS.: Todo texto que desejamos mostrar na tela deve estar entre aspas.
Agora vamos exibir na tela a operação aritmética entre 2 números usando o print, digitando a seguinte expressão abaixo:
print(2+3)
Por se tratar de um cálculo (e não um texto) não usamos aspas.
OBS.: Como se trata de cálculo poderíamos escrever somente 2+3 ao invés de print(2+3) que teríamos o mesmo resultado:
Escrevendo um programa mais interessante
Até o momento só estamos escrevemos comandos cujos resultados são logo exibidos após o [ENTER]. Vamos tornar nossa primeira experiência com Python escrevendo um programa simples (e mais interessante) onde digitaremos várias linhas de códigos em um arquivo que será executado no momento que desejarmos (obtendo assim uma execução completa).
Com o programa aberto vá no menu “File” e selecione “New File”. Uma nova janela deverá ser aberta, conforme podemos ver abaixo:
Agora iremos escrever alguns comandos em sequência (um abaixo do outro), que terá como objetivo efetuar a leitura via teclado do nome de um aluno qualquer e a sua média. Ao final deverão ser mostrados o nome do aluno lido a sua situação acadêmica dele (aprovado caso a média seja >=7 e reprovado caso contrário). Vejamos a sequência de código mostrada abaixo:
print("Digite o nome do aluno:")
nome = input()
print("Digite sua média:")
media = float(input())
if(media >=7):
print("O aluno ", nome, " está aprovado")
else:
print("O aluno ",nome, "está reprovado")
OBS.: Observe que as instruções print antes de if e else possuem um espaço em branco no início. Ele é obrigatório, pois através dele você diz que aquela instrução pertence ao bloco (if/else).
[wbcr_html_snippet id=”772″ title=”Anúncio Article”]
Após escrever o código solicitado salve o arquivo (Menu “File” / “Salve” – CTRL + S) e, em seguida, execute o código (Menu “Run” / “Run Module” – F5) para acompanharmos o resultado.
Entendendo o código passo a passo
Agora mostrarei para vocês a explicação passo a passo do nosso primeiro programa em Python, falando sobre cada comando utilizado neste script.
Na primeira linha usamos o comando (função) print, que imprime na tela uma mensagem “Digite seu nome”, dizendo para o usuário que ele precisa digitar seu nome:
print("Digite o nome do aluno:")
A instrução a seguir usamos o comando (função) input, que tem como finalidade efetuar a leitura dos dados via teclado (que no caso será o nome do aluno), que deverá ser atribuída a uma variável (um espaço na memória do computador que guarda informações atribuídas para ela, que normalmente possui um nome qualquer escolhido). A variável em questão se chama “nome” e recebe o valor (nome do aluno) do teclado através do comando de atribuição (representado por “=”).
nome = input()
A explicação é similar para as duas instruções a seguir, que mostra na tela uma mensagem que precisa ser informada a média, cujo valor da média será guardado em uma variável chamada “media”:
print("Digite sua média:")
media = float(input())
OBS.: Olhe que o input foi colocado dentro de um comando chamado float, que converte a entrada do input (que está no formato texto, independente do que você digite, mesmo que seja números), para o formato numérico.
A próxima instrução faz uso da estrutura IF/ELSE (estrutura condicional da linguagem responsável por realizar um teste lógico, podendo executar um bloco de comandos se o teste for verdadeiro ou executar outro bloco se o teste for falso).
Observe que na instrução if perguntamos se a média (variável) possui o valor maior ou igual a 7, conforme podemos ver abaixo:
if(media >=7):
Caso a condição acima seja verdadeira, será executada essa instrução:
print("O aluno ", nome, " está aprovado")
Observe que [nome] está fora das aspas (pois é uma variável), visto que desejamos mostrar na tela o que está guardado nele (nome do aluno lido) e não a palavra “nome”.
Caso o teste da condição if seja falso seja executa essa instrução (após o else:)
print("O aluno ", nome, " está reprovado")
Um detalhe que deixei para mostrar aqui no final: O comando input, além de efetuar a leitura dos dados via teclado, também pode mostrar uma mensagem na tela, logo você poderia nas instruções de leitura dos dados remover os comandos do print colocando as mensagens direto no input. Veja como ficaria:
Substitua:
print("Digite o nome do aluno:")
nome = input()
print("Digite sua média:")
media = float(input())
Por isso:
nome = input("Digite o nome do aluno:")
media = float(input("Digite sua média:"))
Essa aqui foi somente uma simples demonstração do que podemos fazer com o Python, e olha que não exploramos nem 5% da linguagem.
Ferramentas alternativas para desenvolvimento com Python
A ferramenta Python que instalamos acompanha o Interpretador de comandos da linguagem (através do qual acompanhamos a execução dos comandos) e um editor de código simples, onde podemos escrever nossos comandos e programas.
Atualmente existem outras alternativas de ambientes de programação (também chamados de IDE), direcionados para uma programação mais profissional com a linguagem, oferecendo uma série de vantagens. Listarei aqui alguns ambientes que você pode utilizar para desenvolver com Python de forma mais profissional e ágil:
Visual Studio Code
Esse é um dos principais e mais populares ambientes de desenvolvimento, adotado por diversos programadores para desenvolver sistemas usando praticamente qualquer linguagem de programação (com o auxílio de plug-ins e complementos), e Python não fica de fora.
Ele é uma ótima alternativa para o desenvolvimento com Python (particularmente é o meu ambiente preferido) de forma profissional e prática, com recursos de análise dinâmica de sintaxe, auto complete etc. Ele se encontra disponível para download no seguinte link:
https://code.visualstudio.com/download
PyCharm
Esse ambiente de programação foi criado pela JetBrains EXCLUSIVAMENTE para o desenvolvimento com a linguagem Python, oferecendo uma série de vantagens para o programador. Você pode efetuar o download através do link abaixo:
https://www.jetbrains.com/pt-br/pycharm/download/
Outras IDEs interessantes para se desenvolver com Python
- Atom
- PyDev
- Wing Python IDE
- Anaconda
Quer aprender mais sobre Python?
O objetivo deste post é mostrar de uma forma simples e clara uma introdução rápida a linguagem Python. Estarei desenvolvendo mais posts sobre o assunto e, EM BREVE, estarei lançando um E-BOOK gratuito sobre o assunto (e futuramente uma versão mais completa).
Caso tenha interesse em se aprofundar melhor em programação, convido você a conhecer o meu livro sobre “Algoritmos e Programação – Aprendendo Passo a Passo”, que pode ser acessado clicando neste link abaixo:
https://lucianodev.com.br/livros/livro-algoritmos-e-programacao-passo-a-passo/
O que você achou do post? Deixe o seu comentário, ele é muito importante.
Até o próximo post.
Pingback: Estrutura condicional IF/ELSE no Python – Passo a Passo – LucianoDEV (Blog)