Olá pessoal, venho através deste POST compartilhar algumas experiências para aqueles que venham a seguir carreira na área de desenvolvimento de sistemas de informação sem nenhuma experiência na área de programação: ESTUDEM PROGRAMAÇÃO ANTES DE FAZER UMA FACULDADE.
Se você já descobriu e identificou que sua “VOCAÇÃO” é desenvolver sistemas de informação, DOU-LHE MEUS PARABÉNS e toda a sorte do mundo meu caro. Agora se você não tem experiência em programação e quer aprender tudo isso em uma faculdade, digo para você TER CUIDADO, pois pode ser que sua experiência de aprendizado de programação possa ser frustrante e até mesmo traumática, dependendo da faculdade de do tipo de professor que lhe ensinará esta matéria. Vamos ler abaixo para entender o motivo de saber primeiramente programação antes de tudo:
Por que devemos saber programação primeiro?
A realidade de algumas faculdades de sistemas de informação não é normalmente como imaginamos e esperamos para o nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional, tornando as vezes nossa experiência na área desagradável. Há 14 anos atrás, quando entrei pela primeira vez na faculdade de Ciência da Computação , no primeiro período eu e meus colegas tivemos no primeiro período um módulo de lógica de programação e algoritmos (algo que para mim era tranquilo, pois muito antes de entrar na faculdade, já havia feito um ensino médio técnico em “Processamento de Dados”, onde aprendi algoritmos, linguagem Pascal e uma introdução ao Delphi). Quem nunca viu programação na vida, que foi a realidade de 90% dos alunos daquele período, ficaram perdidos naquela disciplina, não pelo fato de não saberem sobre lógica e programação, mas sim pela didática “inadequada” do professor durante o treinamento (e sinceramente falando, ele foi responsável por fazer com que muitos colegas meus desistissem de seguir programação, contribuindo para um alto número de reprovações naquela matéria. Mais de 50% da turma desistiu da faculdade seguindo outras área como Educação Física, Letras e até Direito).
As vezes “tememos” uma disciplina (que naturalmente é visto por muito como “muito difícil”) devido ao ensinamento por parte do professor, que acaba no final das contas mostrando a disciplina como realmente “algo difícil”, desmotivando muitos alunos a seguir carreira na área.
As vezes certos professores de sistemas de informação conduzem o ensinamento dos módulos de uma maneira tão complicada que até mesmo algo que é “naturalmente” simples de se entender torna-se difícil, confundindo a compreensão da matéria por parte dos alunos.
Outra coisa que acontece atualmente nas faculdades de programação de hoje é que a atual exigência das tecnologias adotadas no mercado de trabalho no desenvolvimento de sistemas de informação a “forçar” instituições a abordarem essas ferramentas de desenvolvimento logo no primeiro período, sabendo-se que para o aprendizado dessas ferramentas existe um pré-requisito inicial (como por exemplo: Há faculdades que adotam logo no primeiro período algoritmos com ênfase em linguagem Java, onde é empregado o ensino sobre Programação Orientada a Objetos. Se o aluno tem tiver nenhuma noção de programação antes, com certeza irá se perder).
Devido as atuais exigências do mercado e didática dos professores exercidas na faculdade, muitos alunos que tem ingressado em faculdades de sistemas de informação acabam se sentindo “despreparados”, “incapazes” de seguir uma área que é vista como “difícil”, “complicada”, “impossível” ou somente para “doidos”.
O preparo para certas disciplinas na área de programação é uma das alternativas adotadas por algumas pessoas já fazem (ou que ainda vão fazer) uma faculdade de programação.
Hoje contamos na Internet com diversas fontes focados no ensino sobre programação e desenvolvimento de sistemas (como vídeos no YouTube, Ebooks, Apostilas, Cursos On-Line e etc.), o que facilita o preparo e o entendimento para futuras matérias na faculdade.
Por onde devemos começar?
Não é a primeira vez que vou falar isso. Para aqueles que ainda não tem nenhum conhecimento sobre programação de sistemas de informação , devemos começar primeiramente pela lógica de programação com Algoritmos (com foco inicial no Português Estruturado).
O fato de aprendemos algoritmos usando o português estruturado nada mais é do que um “preparo” para entendermos como um programa de computador é feito (e também executado). Apesar de algumas fontes defender o uso de linguagens como C (ou até mesmo Java) como ferramenta inicial de aprendizado, acredito que antes devemos começar pelo Algoritmo em Portugol, pois garante uma compreensão fácil de como funciona a execução passo a passo de um programa, assim também como se escreve um. O próprio entendimento sobre Português Estruturado facilitará a compreensão do funcionamento de outras linguagens atualmente utilizadas para desenvolvimento de softwares.
Com o conhecimento prévio sobre programação, conseguiremos compreender ao ingressarmos em uma faculdade de programação como todo o processo de desenvolvimento de sistemas funciona e acontece (contornando assim, diversas situações de aprendizado por conta de ferramentas e pela possível falta de “didática” do professor).
A troca de experiências com profissionais da área (ou até mesmo quem já fez faculdades de programação) é uma boa alternativa para que você possa ter uma visão correta pelo caminho a seguir na área, assim por onde devemos começar.
Por hoje e só pessoal,
Espero que tenham gostado do POST.
Um forte abraço.