Olá pessoal. Venho hoje através deste POST abordar sobre um tópico muito importante e , provavelmente, você já esteve um pouco “confuso” quanto a essa situação: Qual é o Algoritmo em Português Estruturado (Portugol) correto? Existe aquele algoritmo escrito que segue o padrão certo de código e estrutura? Vamos ver a resposta para essas perguntas logo a seguir.
Quem já tem experiência com desenvolvimento de sistemas em linguagens de programação como Java, C# e etc., percebeu que cada linguagem possui a sua própria sintaxe e comandos, o que é absolutamente normal. Se pararmos para pensar um pouco, todas as ferramentas de programação que adotam uma linguagem de programação, não muda os comandos e/ou estruturas delas (para se ter uma ideia, as ferramentas Eclipse e NetBeans, ambas ferramentas para desenvolvimento de sistemas, adotam a mesma sintaxe e comandos da linguagem Java para desenvolvimento de sistemas). Não é porque que as ferramentas são diferentes é que a linguagem muda.
Agora, esse cenário não é exatamente o mesmo quando vamos programar algoritmos usando português estruturado (pois, cada ferramenta e interpretador de algoritmos adota a sua própria ideia de sintaxe do que seria o seu “Português Estruturado”). Por exemplo: As ferramentas VisualG e Portugol Studio (popularmente conhecidas como soluções para a construção de algoritmos em português estruturado) adotam, cada uma, sintaxes diferentes da linguagem Portugol.
Qual versão do Portugol é a correta?
Para falar a verdade NÃO EXISTE uma versão única e correta de uma estrutura de linguagem Portugol, visto que cada um dos desenvolvedores, autores de livros de programação e professores têm uma “visão própria” sobre “a melhor sintaxe e estrutura ” para o Portugol adotando para o ensino sobre programação.
Para termos uma ideia, o VisualG (ferramenta desenvolvida e atualmente mantida por Antonio Carlos Nicolodi) segue uma sintaxe simples e de fácil compreensão (talvez inspirada em linguagens de programação estruturadas como Pascal e ADA). Vejamos um exemplo abaixo:
algoritmo "Meu primeiro programa" var nome: caractere inicio escreva("Digite seu nome: ") leia(nome) escreva("Seu nome é :",nome) fimalgoritmo
Perceba que o VisualG tem uma sintaxe bem fácil, clara e objetiva, permitindo a compreensão do fluxo de execução de um algoritmo em português estruturado.
Já o Portugol Studio (desenvolvido por membros da Universidade do Vale do Itajaí, conhecida como Univali) possui uma sintaxe bem próxima da linguagem C/C++ e Java, que adotam o esquema de Programação Orientada a Objetos. Essa ferramenta possui uma sintaxe do Portugol bastante flexível e dinâmica, permitindo a construção de algoritmos de maneira mais intuitiva (além da ferramenta contar com um mecanismo de análise e verificação de erros em tempo de projeto). Vejamos a sua sintaxe:
programa { //Meu primeiro programa funcao inicio() { escreva("Meu primeiro algoritmo") } }
Reforçando novamente a pergunta que foi feita no início: Qual a versão do Portugol é a correta? A RESPOSTA É NÃO EXISTE.
Como já foi falado, cada um tem uma ideia do que seria o melhor “Português Estruturado” para resolver problemas computacionais, não importando qual é a sua sintaxe e comandos, visto que todos eles (assim como as diferentes linguagens de programação) quando corretamente escritos solucionam problemas propostos, e isso é o que importa.
Nunca deixe isso acontecer
É muito comum quando estudamos algoritmos (seja na faculdade ou ensino médio técnico) que adotam uma linguagem em Portugol que utiliza uma sintaxe “X” ser considerada errada por outra pessoa (seja um colega ou até mesmo professor) que utiliza o Portugol que segue uma sintaxe “Y” (confesso que isso já aconteceu comigo há muito tempo atrás).
Então não deixe ninguém falar para você que a sintaxe do Portugol “Y” é a correta e a versão “X” que você aprendeu é a errada (nada verdade todas são corretas e tem formas diferentes de chegar na mesma solução).
Lembre-se: Não importa qual linguagem ou sintaxe que você utiliza para construir seu algoritmo, o importante é que através dele você resolva e solucione problemas computacionais. PONTO FINAL.
Bom pessoal, por hoje é só…
Espero que esse artigo possa esclarecer possíveis dúvidas quanto a diferentes versões do Português Estruturado para resolver problemas.
Um forte abraço…
Eu detectei esse mesmo problema e vários outros no ensino de lógica de programação, por isso estou escrevendo minha própria apostila/curso.
O Portugol também é chamado Pseudocódigo, provavelmente porque ele não é considerado uma LINGUAGEM de programação, mas apenas uma REPRESENTAÇÃO da nossa lógica usando algo que pareça a nossa linguagem natural, apenas para facilitar o aprendizado.
Essa “aproximação” com a nossa lingua nativa facilita o entendimento das ideias e da escrita. Apenas isso.
Mas então por que não aprender direto com uma linguagem ? Justamente para não “fixar” como correto algo que muda de acordo com as linguagem e ferramentas…
Quando estudamos a lógica e a criação de algoritmos estamos focando no processo do entendimento das questões e da proposição de soluções… essa BASE depois poderá ser escrita em qualquer LINGUAGEM mesmo… aqui o Portugol ou “pseudocódigo”, sendo mais simples, e muito próximo da nossa linguagem normal, facilita o aprendizado.
No github há outro projeto que também usa o Portugol e a sintaxe lá deve ser diferente também, justamente porque o foco não é decorar as regras e sim entender e aprender os processos.