Olá pessoal, venho (depois de muito tempo) escrever um novo post para o meu blog, onde irei falar um assunto que será muito interessante (principalmente para você, que talvez não conheça), que diz a respeito sobre uma plataforma (relativamente nova) desenvolvida pela Microsoft chamada Power BI.
Em algum momento navegando pela Internet (principalmente em algum anuncio no YouTube) você já deve ter visto falar sobre cursos a respeito de um “tal” de Power BI. Mas afinal, o que é Power BI? Saiba que hoje, dominar o Power BI, está sendo um grande DIFERENCIAL no mercado para quem trabalha criando relatórios estatísticos, mas antes de falar sobre Power BI vou falar rapidamente sobre o Excel, para entendermos melhor para que ele serve.
Sabemos que o Excel (ou Microsoft Office Excel) é uma ferramenta voltada para a criação de planilhas eletrônicas, onde através dela você pode criar tabelas, fórmulas, gráficos estatísticos para as mais diversas situações (como a elaboração de uma folha de pagamento, despesas, boletim escolar, etc.).
Uma das características do Excel, citada acima, é a capacidade de criarmos gráficos estatísticos (que nada mais são do que elementos visuais que mostram de forma resumida algum levantamento de dados a partir de uma fonte, que no caso seria uma tabela criada dentro de uma planilha). Vejamos abaixo um exemplo:
Através dos gráficos estatísticos também conseguimos montar o que chamamos de “DASHBOARD”, que consiste em uma coletânea de gráficos reunidos em um só local (painel), onde cada um exibe uma estatística diferente referente a uma mesma fonte de dados (ou fontes diferentes). Vejamos abaixo:
Então basicamente o Power BI nada mais é do que uma ferramenta direcionada especificamente para a criação de dashboards estatísticos, porém com uma facilidade e vantagem muito grande em relação ao Excel nesse cenário. Vejamos abaixo um dashboard criado no Power BI.
Vejamos aqui algumas vantagens do Power BI:
- Ferramenta gratuita (não precisa pagar nenhuma licença)
- Suporta vários formatos de arquivo para importação dos dados (Excel, Access, SQL SERVER, XML, etc.)
- Criação fácil, rápida e intuitiva de dashboards
- Permite publicar seus dashboards on-line (através do Power BI Service), possibilitando visualizar seus relatórios direto no navegador (sem nenhum complemento instalado), de forma gratuita
- Dashboards podem ser vistos através de Smartphones (usando o Power BI Mobile), de forma gratuita
Hoje a procura por profissionais que dominam a ferramenta Power BI tem crescido constantemente, tornando-se necessário o aprendizado ela, para que você possa se destacar no mercado de trabalho, principalmente na área de BI (Business Intelligence), garantindo uma carreira promissora.
Por meio desse primeiro post sobre o assunto, irei iniciar a publicação de algumas postagens sobre Power BI (onde aprendemos suas características, uso e exemplos práticos), além de compartilhar com você um E-BOOK GRATUITO de como usar o Power BI na prática, para a criação de dashboards, conforme podemos ver na figura abaixo:
Se interessou pelo E-BOOK? Que tal baixa-lo gratuitamente e começar a criar seus dashboards? Eu deixo o link para você, é SÓ CLICAR AQUI. Fique à vontade para esclarecer as suas dúvidas, se houver.
Por hoje é só pessoal, em breve teremos mais posts sobre o Power BI.
Um forte abraço
Olá, prof. Luciano, parabéns pelo livro e pelo empenho de coloca-lo ao alcance de todos. pergunto: o Power BI é voltado unicamente para as questões financeiras? Ou serve para planejamento de tarefas que precisamos fazer métricas no final, tipo cronograma de postagens ou números de lives, quantas foram produzidas, postadas, metas cumpridas.
A pergunta refere-se a um trabalho que desenvolvo no acompanhamento de professores que geram lives e não temos todo o controle delas em um DASHBOARD para que todos saibam o que foi produzido, por mês, já que são muitas lives.
Prezada Nadjanaira
O Power BI, apesar de ser aplicado muito na criação de dashboards estatísticos com foco em vendas, pode ser utilizado para criar dashboards para QUALQUER TIPO DE ÁREA (Educacional, Saúde, etc.) desde que você possua disponível uma fonte de dados (podendo ser essa fonte um arquivo como uma planilha do Excel, CSV, Access, etc.) onde ele irá obter essas informações. No seu trabalho você pode aplicar perfeitamente o uso do Power BI para gerar seus dashboards.
Qualquer outra dúvida, é só falar